SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Imagens e Identidades da Docência: ser, tornar-se e fazer-se professor, professoraRepresentações sociais sobre a escola e seu impacto na constituição identitária de licenciandos em Química índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

SILVA, Delano Moody Simões da  e  PEDREIRA, Ana Júlia. Expectativas e medos de professores em formação: o papel do estágio supervisionado de ensino. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.1, pp.118-137.  Epub 27-Mar-2020. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v27n1a2020-5.

O estágio supervisionado é desencadeador de uma série de emoções nos estudantes, como expectativas, medos e angustias com relação à sua realização. O conhecimento desses sentimentos por parte dos formadores de professores poderia ajuda-los na abordagem dos mesmos ao longo do processo de formação, antecipando ou discutindo situações que contribuam para diminuir os possíveis efeitos negativos desses. O objetivo desse estudo foi identificar as expectativas e medos de um grupo de licenciandos em Ciências Naturais, na primeira disciplina de estágio supervisionado e discutir a influência dessa disciplina no enfrentamento desses sentimentos. Os estudantes indicaram mais medos que expectativas no primeiro dia de aula quanto à realização do estágio. A partir da análise de conteúdo percebemos, nas indicações, que o momento de estágio realmente é cercado de muita tensão e apreensão. Enfrentar esses sentimentos no contexto escolar, sob orientação de professores supervisores pode ser determinante para a carreira do futuro professor.

Palavras-chave : Formação de Professores; Experiência; Identidade docente; Estágio Supervisionado de Ensino.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )