SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue1Contributions of doctoral training for the construction of teaching identityThe interdisciplinarity in the Degree in Field Education in the Sciences of Nature: possibilities and challenges author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

FERNANDES, Pedro Henrique Carnevalli; ARAUJO, Roberta Negrão de  and  SILVA, Andreia Virginia da. O perfil e a formação docente no curso de licenciatura em Geografia em uma universidade pública do Paraná. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.1, pp.178-202.  Epub Mar 27, 2020. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v27n1a2020-8.

A presente pesquisa é resultado de um estudo exploratório acerca de um curso de Licenciatura em Geografia ofertado em uma universidade pública do Estado do Paraná. Objetivou compreender o perfil e a formação dos acadêmicos do referido curso. Foi desenvolvida pesquisa de revisão tendo referências que abordam a formação de professores. Na sequência, foi elaborado instrumento de coleta de dados, bem como a aplicação deste junto aos acadêmicos. Como objetivos específicos foram propostos: (1) debater a formação docente e a ciência geográfica; (2) entender o curso de Geografia investigado e o perfil dos acadêmicos; (3) compreender a formação em Geografia e as perspectivas acadêmicas dos futuros professores. Entre os principais resultados, os respondentes apontam a necessidade de uma formação acadêmica voltada, de fato, para a docência, pois consideraram os desafios em se estar em sala de aula e a ausência de uma formação que os prepare para isso.

Keywords : Formação docente; Perfil docente; Ciência Geográfica; Ensino de Geografia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )