SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Contribuições da formação doutoral para a construção da identidade docenteA interdisciplinaridade nas Licenciaturas em Educação do Campo nas Ciências da Natureza: possibilidades e desafios índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

FERNANDES, Pedro Henrique Carnevalli; ARAUJO, Roberta Negrão de  y  SILVA, Andreia Virginia da. O perfil e a formação docente no curso de licenciatura em Geografia em uma universidade pública do Paraná. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.1, pp.178-202.  Epub 27-Mar-2020. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v27n1a2020-8.

A presente pesquisa é resultado de um estudo exploratório acerca de um curso de Licenciatura em Geografia ofertado em uma universidade pública do Estado do Paraná. Objetivou compreender o perfil e a formação dos acadêmicos do referido curso. Foi desenvolvida pesquisa de revisão tendo referências que abordam a formação de professores. Na sequência, foi elaborado instrumento de coleta de dados, bem como a aplicação deste junto aos acadêmicos. Como objetivos específicos foram propostos: (1) debater a formação docente e a ciência geográfica; (2) entender o curso de Geografia investigado e o perfil dos acadêmicos; (3) compreender a formação em Geografia e as perspectivas acadêmicas dos futuros professores. Entre os principais resultados, os respondentes apontam a necessidade de uma formação acadêmica voltada, de fato, para a docência, pois consideraram os desafios em se estar em sala de aula e a ausência de uma formação que os prepare para isso.

Palabras clave : Formação docente; Perfil docente; Ciência Geográfica; Ensino de Geografia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )