SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue1Constellations of a pedagogical praxis: the sensible, language, childhood and memory (presences of Walter Benjamin) in teacher educationTeacher's as intellectuals and collective production of pedagogical content knowledge author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

SILVA, Paulo Sérgio Araújo da. Epistemologia, Currículo e Formação Continuada de Professores de Ciências. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.1, pp.253-278.  Epub Mar 27, 2020. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v27n1a2020-11.

Este trabalho trata de investigação desenvolvida durante processo de formação continuada de professores de ciências (das disciplinas Química, Biologia, Física e Ciências da Educação Básica) em uma universidade pública. Consiste em pesquisa narrativa por meio da qual se busca compreender relações entre reflexão epistemológica e formação docente. Procurou-se, particularmente, investigar que tipos de reflexões os sujeitos-professores constroem a partir da introdução de discussões relativas ao processo de produção, validação e apropriação social do conhecimento científico e as relações que estabelecem com suas histórias de atuação e formação pessoal e profissional. A análise do conjunto de materiais produzidos sinaliza que a ação recursiva da memória, estimulada a partir de discussões epistemológicas no presente, potencializou as reflexões docentes em quatro dimensões principais: Ético-política; Curricular, Metodológica e Afetiva, a discussão empreendida neste artigo se refere à dimensão curricular.

Keywords : Epistemologia; Educação em Ciência; Formação de Professores; Currículo Escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )