SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Constelações de uma práxis pedagógica: o sensível, a linguagem, as infâncias e a memória (presenças de Walter Benjamin) na formação docenteProfessores como intelectuais e a construção coletiva de conhecimentos didáticos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

SILVA, Paulo Sérgio Araújo da. Epistemologia, Currículo e Formação Continuada de Professores de Ciências. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.1, pp.253-278.  Epub 27-Mar-2020. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v27n1a2020-11.

Este trabalho trata de investigação desenvolvida durante processo de formação continuada de professores de ciências (das disciplinas Química, Biologia, Física e Ciências da Educação Básica) em uma universidade pública. Consiste em pesquisa narrativa por meio da qual se busca compreender relações entre reflexão epistemológica e formação docente. Procurou-se, particularmente, investigar que tipos de reflexões os sujeitos-professores constroem a partir da introdução de discussões relativas ao processo de produção, validação e apropriação social do conhecimento científico e as relações que estabelecem com suas histórias de atuação e formação pessoal e profissional. A análise do conjunto de materiais produzidos sinaliza que a ação recursiva da memória, estimulada a partir de discussões epistemológicas no presente, potencializou as reflexões docentes em quatro dimensões principais: Ético-política; Curricular, Metodológica e Afetiva, a discussão empreendida neste artigo se refere à dimensão curricular.

Palavras-chave : Epistemologia; Educação em Ciência; Formação de Professores; Currículo Escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )