SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Epistemologia, Currículo e Formação Continuada de Professores de CiênciasProfesor de la escuela: condiciones de trabajo y características de la formación una categoría profesional silenciada índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

PACIEVITCH, Caroline  y  OLIVEIRA, Amanda Gabriela Rocha. Professores como intelectuais e a construção coletiva de conhecimentos didáticos. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.1, pp.279-301.  Epub 27-Mar-2020. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v27n1a2020-12.

O objeto de estudo deste artigo é a formação continuada de professores de História a partir da produção coletiva de conhecimentos didáticos no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid História, com foco no processo de interlocução e produção coletiva desses conhecimentos envolvendo professores experientes e estudantes de licenciatura em formação. A problemática de fundo é como se aprende a ensinar História a partir da concepção de professores como intelectuais transformadores, conforme Henry Giroux. Os resultados auxiliam a demonstrar que o grupo de bolsistas de iniciação à docência e supervisores conseguiu realizar a construção coletiva de conhecimentos didáticos, além de explorar as relações entre perfil profissional e escolhas didáticas realizadas ao longo da pesquisa.

Palabras clave : Formação de professores; Pibid; Conhecimentos didáticos; Intelectuais transformadores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )