SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Epistemologia, Currículo e Formação Continuada de Professores de CiênciasProfessores de ensino médio: condições de trabalho e características formativas de uma categoria profissional silenciada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

PACIEVITCH, Caroline  e  OLIVEIRA, Amanda Gabriela Rocha. Professores como intelectuais e a construção coletiva de conhecimentos didáticos. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.1, pp.279-301.  Epub 27-Mar-2020. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v27n1a2020-12.

O objeto de estudo deste artigo é a formação continuada de professores de História a partir da produção coletiva de conhecimentos didáticos no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid História, com foco no processo de interlocução e produção coletiva desses conhecimentos envolvendo professores experientes e estudantes de licenciatura em formação. A problemática de fundo é como se aprende a ensinar História a partir da concepção de professores como intelectuais transformadores, conforme Henry Giroux. Os resultados auxiliam a demonstrar que o grupo de bolsistas de iniciação à docência e supervisores conseguiu realizar a construção coletiva de conhecimentos didáticos, além de explorar as relações entre perfil profissional e escolhas didáticas realizadas ao longo da pesquisa.

Palavras-chave : Formação de professores; Pibid; Conhecimentos didáticos; Intelectuais transformadores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )