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Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

FELDKERCHER, Nadiane. Jovens doutores em início da carreira docente. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.1, pp.333-350.  Epub 27-Mar-2020. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v27n1a2020-14.

O objetivo deste estudo foi compreender a condição jovem dos professores em fase de iniciação à docência universitária. Consideramos iniciante os professores com até 3 anos de experiência e jovem aqueles com até 32 anos, que realizaram, sequencialmente, graduação, mestrado e doutorado e, em seguida, ingressaram na docência. Na pesquisa, de abordagem qualitativa, coletamos os dados por meio de entrevistas com 6 jovens professores iniciantes vinculados à Universidade Federal de Pelotas e por observações de aulas de graduação desses docentes. Os dados, trabalhados através da análise de conteúdo, foram interpretados a partir de teorias sobre a formação docente e a iniciação à docência. Para os professores, a condição jovem não é um fator de padronização ou de causalidade nas formas de ser, de atuar ou de se relacionar com os alunos. Porém, essa condição produz no professor vivências tanto motivadoras quanto limitações que são vividas em paralelos, enquanto constroem suas identidades docentes.

Palabras clave : Formação Docente; Professor Iniciante; Jovem Professor.

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