SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1A pesquisa em sala de aula como prática pedagógica emergente para a qualidade do ensino superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

GONCALVES, Elivelton Henrique  y  MARCO, Fabiana Fiorezi de. A utilização de tecnologias digitais no Curso de Licenciatura em Matemática PARFOR/EaD da Universidade Federal de Uberlândia. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.1, pp.369-395.  Epub 27-Mar-2020. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v27n1a2020-16.

Esta pesquisa empreendeu esforços no estudo das Tecnologias Digitais (TDs) na formação de futuros professores de Matemática na modalidade a distância, e foi conduzida pela seguinte questão: como as Tecnologias Digitais são metodologicamente abordadas pelos professores no Curso de Licenciatura em Matemática, na modalidade a distância, da Universidade Federal de Uberlândia? Buscando resposta a esse questionamento, foram propostos os objetivos: analisar como professores organizaram o ensino das suas disciplinas abordando as TDs, e analisar como os licenciandos e tutores avaliaram essa abordagem. Como metodologia, a partir da abordagem da pesquisa qualitativa, realizou-se entrevistas com professores e propôs-se questionários aos licenciandos e tutores. Os resultados evidenciaram a importância da proposição de situações formativas que não apenas apresentem as TDs aos licenciandos, mas, também, que permita-os construir conhecimentos sobre sua integração, enquanto ferramentas de ensino, na sala de aula de Matemática.

Palabras clave : Educação a Distância; Tecnologias Digitais; Formação inicial de professores de Matemática.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )