SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Enseñanza de Álgebra en la Enseñanza Fundamental: una revisión histórica de los PCN a la BNCCConocimiento evidenciado en documentos federales oficiales para el plan de estudios de pregrado de Matemáticas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

SOARES, Maria Arlita da Silveira; FERNER, Dienifer da Luz  y  MARIANI, Rita de Cássia Pistóia. Geometria nas licenciaturas em Matemática: um panorama a partir de Projetos Pedagógicos de Cursos. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.2, pp.434-457.  Epub 17-Ago-2020. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v27n2a2020-2.

Diante da importância do desenvolvimento de conceitos geométricos na formação inicial de professores, esta pesquisa objetiva identificar indícios sobre a Geometria, em especial, a Geometria Espacial em Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) presenciais de Matemática Licenciatura em instituições brasileiras. A pesquisa é caracterizada como documental e analisada de modo qualitativo por meio da organização da técnica da Análise de Conteúdo. Os dados permitem afirmar que, em relação aos componentes de Geometria, o campo específico da Geometria Analítica foi o que obteve maior ênfase nos PPC analisados. Quanto a Geometria Espacial, constata-se prevalência da construção axiomática, enfoque na visualização propostas de trabalho com diferentes representações de objetos geométricos. Contudo, é evidenciada a falta de uma abordagem dos conceitos/conteúdos de Geometria Espacial numa perspectiva didática-metodológica.

Palabras clave : Ensino superior; Conceitos geométricos; Formação inicial.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )