SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Ensino de álgebra no ensino fundamental: uma revisão histórica dos PCN à BNCCSaberes evidenciados nos documentos oficiais de âmbito federal para o currículo de cursos de licenciatura em Matemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

SOARES, Maria Arlita da Silveira; FERNER, Dienifer da Luz  e  MARIANI, Rita de Cássia Pistóia. Geometria nas licenciaturas em Matemática: um panorama a partir de Projetos Pedagógicos de Cursos. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.2, pp.434-457.  Epub 17-Ago-2020. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v27n2a2020-2.

Diante da importância do desenvolvimento de conceitos geométricos na formação inicial de professores, esta pesquisa objetiva identificar indícios sobre a Geometria, em especial, a Geometria Espacial em Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) presenciais de Matemática Licenciatura em instituições brasileiras. A pesquisa é caracterizada como documental e analisada de modo qualitativo por meio da organização da técnica da Análise de Conteúdo. Os dados permitem afirmar que, em relação aos componentes de Geometria, o campo específico da Geometria Analítica foi o que obteve maior ênfase nos PPC analisados. Quanto a Geometria Espacial, constata-se prevalência da construção axiomática, enfoque na visualização propostas de trabalho com diferentes representações de objetos geométricos. Contudo, é evidenciada a falta de uma abordagem dos conceitos/conteúdos de Geometria Espacial numa perspectiva didática-metodológica.

Palavras-chave : Ensino superior; Conceitos geométricos; Formação inicial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )