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Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

JR, Armando Traldi  y  LIBORIO, Reginaldo Guilhermino Cabral. Saberes evidenciados nos documentos oficiais de âmbito federal para o currículo de cursos de licenciatura em Matemática. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.2, pp.458-481.  Epub 17-Ago-2020. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v27n2a2020-3.

O objetivo de pesquisa apresentado neste artigo é compreender os saberes explicitados nos documentos oficiais que normatizam a formação inicial do professor de matemática. O estudo desenvolvido é de natureza qualitativa e do tipo documental. A partir deste estudo é possível afirmar que os “saberes a ensinar” e os “saberes para ensinar” estiveram presentes nas normativas oficiais para a configuração curricular dos cursos de licenciatura em Matemática desde a implantação dos primeiros cursos. Porém, a ênfase estava prioritamente nos “saberes a ensinar”, pois a inserção da “matemática escolar” nos documentos oficiais ocorreu a partir de 1961, entretanto, ainda, sem considerar o contexto real da escola. É no documento publicado em 2002 que é explicitada a real necessidade da articulação entre estes saberes. Neste sentido, pode-se afirmar a necessidade de se compreender um novo saber que é o amálgama entre estes saberes.

Palabras clave : Currículo prescrito; Licenciatura em Matemática; Saber a ensinar; Saber para ensinar.

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