SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Desenvolvimento Curricular e a Dimensão Sociocultural em uma disciplina de Funções na Licenciatura em Educação do CampoLa literatura infantil como estrategia pedagógica en el proceso de alfabetización de matemáticas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

MIGUEL, José Carlos. Influências das teorias de aprendizagem nas propostas curriculares de Matemática Pós-70: continuidade e ruptura. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.2, pp.519-545.  Epub 17-Ago-2020. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v27n2a2020-6.

O presente artigo analisa a influência das teorias de aprendizagem na constituição das propostas curriculares para o ensino de Matemática do período pós-70 no estado de São Paulo e como essas tentativas de renovação dos programas de ensino compreendem o processo de difusão do conhecimento matemático, com ênfase na perspectiva teórica adotada. Partindo de pesquisa bibliográfica, analisodocumentos curriculares do estado de São Paulo, além dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular, BNCC. Os resultados indicam que se trata de programas cujos fundamentos transitam da concepção de aprendizagem por associação de modelos, passa pela abordagem cognitivista de diversos matizes e, ainda que de forma incipiente, aponta para constructos teóricos relacionados à aprendizagem verbal significativa. Observa-se a descontinuidade das propostas de renovação dos programas de ensino e desconsideração das teses das reformas curriculares pelos professores, principalmente nos aspectos que exigem reflexão conceitual sobre o processo de ensino.

Palabras clave : Educação Matemática; Teorias de Aprendizagem; Propostas Curriculares; Cultura Escolar; Teoria Histórico-Cultural.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )