SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue2Influences of learning theories on post-70 mathematics curriculum proposals: continuity and breakThe teaching of Mathematics in the Common Base National Curriculum in the final years of Elementary Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

SANTOS, Francely Aparecida dos. A literatura infantil como estratégia pedagógica no processo de alfabetização matemática. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.2, pp.546-571.  Epub Aug 17, 2020. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v27n2a2020-7.

Este artigo tem por objetivo apresentar o relato da experiência realizada com acadêmicos (as) do 5º período do curso de Pedagogia, em que foi articulado a literatura infantil e a Matemática. Esse conteúdo faz parte da ementa da disciplina Matemática nas Séries Inciais do Ensino Fundamental e foi desenvolvido realizando a análise de 23 (vinte e três) livros diferentes, divididos em 6 (seis) grupos de trabalho. Essa atividade ajudou a ampliar o processo reflexivo relacionado ao ensino e à aprendizagem dos conteúdos matemáticos em turmas das Séries iniciais do Ensino Fundamental. Como resultados, podemos reforçar, pela avaliação dos acadêmicos (as), a importância desse tipo de trabalho em que a literatura infantil possa fazer parte das aulas de Matemática no curso de Pedagogia, como processo de formação para atuar na profissão docente. Por isso, concluímos reafirmando a necessidade de flexibilizar a relação entre Matemática e literatura infantil, como estratégia pedagógica.

Keywords : Literatura Infantil; Estratégia Pedagógica; Alfabetização Matemática.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )