SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2A literatura infantil como estratégia pedagógica no processo de alfabetização matemáticaConteúdo de Matemática no Exame de Admissão: memórias de professoras aposentadas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

COSTA, Renato Pinheiro da; SOUSA, Camila  e  CORDEIRO, Leonardo Zenha. O ensino de Matemática na Base Nacional Comum Curricular nos anos finais do Ensino Fundamental. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.2, pp.572-594.  Epub 17-Ago-2020. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v27n2a2020-8.

O presente trabalho que objetiva discutir o processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular, as influencias das novas diretrizes para o processo de ensino e aprendizagem na instituição do ensino fundamental maior. O trabalho foi elaborado a partir do seguinte problema: Quais perspectivas e anseios em relação ao ensino de Matemática com a implementação da BNCC no ensino fundamental maior? Dessa forma, com base na metodologia qualitiva, com ênfase no estudo de caso, buscou-se analisar como se dá o ensino de Matematica nessa nova configuração, tomando como referencia o trabalho que vem sendo desenvolvido em uma escola na cidade de Altamira-Pa. A partir dos estudos em autores que discutem a temática, analisando as experiências da escola e da discussão sobre o objeto de estudo, implementação da BNCC, foi possível perceber a existem dúvidas e questionamentos por parte dos professores, o que nos leva a crer que há necessidade de formação e maior diálogo entre educadores e secretarias de educação no contexto da implementação da BNCC.

Palavras-chave : Ensino de Matemática; Base Nacional Comum Curricular; Educação Básica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )