SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2La enseñanza de la Matemática en el Currículo Nacional de Base Común en los últimos años de Educación PrimariaEl Desafío de los Maestros de los Años Iniciales Para la Enseñanza de las Matemáticas según el BNCC índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

SANTIAGO, Zélia Maria de Arruda  y  FIGUEIREDO, Maria de Fátima Caldas de. Conteúdo de Matemática no Exame de Admissão: memórias de professoras aposentadas. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.2, pp.595-611.  Epub 17-Ago-2020. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v27n2a2020-9.

Este artigo discute o conteúdo da Matemática em vigor no Exame de Admissão ao Ginásio, adotado no sistema escolar brasileiro nas décadas 40-70 do século XX, tendo-se como referencial de análise narrativas de professoras pedagogas aposentadas e o livro de admissão por elas utilizados. As narrativas revelam experiências da formação continuada condicionada a sua aprovação, nelas, verificando-se conteúdos matemáticos adotados ou não no manual de admissão analisado. Esta discussão funda-se na abordagem qualitativa ao interpretar fontes bibliográficas, documentais e orais. Ao estabelecer uma relação entre as narrativas das professoras e as propostas do conteúdo matemático contidos no manual do Exame de Admissão, constatam-se conteúdos distantes da sua formação escolar e prática docente. Verifica-se que as professoras enfrentaram situações pedagógicas desafiadoras à formação docente, pois deveriam aprender conteúdos não vivenciados na formação escolar e atuação docente.

Palabras clave : Conteúdo de Matemática; Exame de Admissão; Memórias de professoras.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )