SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2O ensino de Matemática na Base Nacional Comum Curricular nos anos finais do Ensino FundamentalO desafio dos professores dos Anos Iniciais para o ensino da Matemática conforme a BNCC índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

SANTIAGO, Zélia Maria de Arruda  e  FIGUEIREDO, Maria de Fátima Caldas de. Conteúdo de Matemática no Exame de Admissão: memórias de professoras aposentadas. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.2, pp.595-611.  Epub 17-Ago-2020. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v27n2a2020-9.

Este artigo discute o conteúdo da Matemática em vigor no Exame de Admissão ao Ginásio, adotado no sistema escolar brasileiro nas décadas 40-70 do século XX, tendo-se como referencial de análise narrativas de professoras pedagogas aposentadas e o livro de admissão por elas utilizados. As narrativas revelam experiências da formação continuada condicionada a sua aprovação, nelas, verificando-se conteúdos matemáticos adotados ou não no manual de admissão analisado. Esta discussão funda-se na abordagem qualitativa ao interpretar fontes bibliográficas, documentais e orais. Ao estabelecer uma relação entre as narrativas das professoras e as propostas do conteúdo matemático contidos no manual do Exame de Admissão, constatam-se conteúdos distantes da sua formação escolar e prática docente. Verifica-se que as professoras enfrentaram situações pedagógicas desafiadoras à formação docente, pois deveriam aprender conteúdos não vivenciados na formação escolar e atuação docente.

Palavras-chave : Conteúdo de Matemática; Exame de Admissão; Memórias de professoras.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )