SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue2The Challenge of Primary School Teachers for Teaching Mathematics According to the NCCBViews on the curriculum for teacher education in the first higher Mathematics course in Northern Minas Gerais (1968-1978) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

CUSTODIO, Elivaldo Serrão. Currículo e ensino-aprendizagem da Matemática na educação ribeirinha no Amapá: um diálogo com a Etnomatematica. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.2, pp.637-658.  Epub Aug 17, 2020. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v27n2a2020-11.

O presente artigo busca investigar de que maneira o professor da educação básica utiliza do diálogo entre a etnomatemática e o processo de ensino e aprendizagem da matemática em sua prática pedagógica. Acredita-se que ao aplicar a etnomatemática em classe, os alunos conseguem perceber que a matemática tem relação com seu cotidiano, melhorando assim sua aprendizagem. Trata-se de um estudo exploratório quanti-qualitativo, que utilizou a bibliografia, a observação direta e o questionário como forma de investigação. Os resultados apontam que apesar das dificuldades enfrentadas pela escola pesquisada, o docente busca aplicar a etnomatemática com seus discentes, fazendo com que eles se sintam mais valorizados, tornando as aulas mais atrativas, onde também o docente consegue maior participação por parte dos mesmos. Assim, valorizando a realidade cultural dos alunos é possível afirmar que existe um melhor rendimento no processo de ensino e aprendizagem da matemática na educação básica.

Keywords : Etnomatemática; Saberes locais; Currículo; Ensino e aprendizagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )