SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2El Desafío de los Maestros de los Años Iniciales Para la Enseñanza de las Matemáticas según el BNCCPuntos de vista sobre el currículum para la formación del profesorado en el primer curso superior de Matemáticas en el Norte de Minas Gerais (1968-1978) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

CUSTODIO, Elivaldo Serrão. Currículo e ensino-aprendizagem da Matemática na educação ribeirinha no Amapá: um diálogo com a Etnomatematica. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.2, pp.637-658.  Epub 17-Ago-2020. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v27n2a2020-11.

O presente artigo busca investigar de que maneira o professor da educação básica utiliza do diálogo entre a etnomatemática e o processo de ensino e aprendizagem da matemática em sua prática pedagógica. Acredita-se que ao aplicar a etnomatemática em classe, os alunos conseguem perceber que a matemática tem relação com seu cotidiano, melhorando assim sua aprendizagem. Trata-se de um estudo exploratório quanti-qualitativo, que utilizou a bibliografia, a observação direta e o questionário como forma de investigação. Os resultados apontam que apesar das dificuldades enfrentadas pela escola pesquisada, o docente busca aplicar a etnomatemática com seus discentes, fazendo com que eles se sintam mais valorizados, tornando as aulas mais atrativas, onde também o docente consegue maior participação por parte dos mesmos. Assim, valorizando a realidade cultural dos alunos é possível afirmar que existe um melhor rendimento no processo de ensino e aprendizagem da matemática na educação básica.

Palabras clave : Etnomatemática; Saberes locais; Currículo; Ensino e aprendizagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )