SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Trajetória da Educação: da Cultura Clássica às Reflexões sobre a Contemporaneidade Escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

GALVANI, Márcia Duarte  e  VINENTE, Samuel. Encaminhamento de estudantes com deficiência aos serviços de Educação Especial em Manaus: quais os critérios?. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.2, pp.746-768.  Epub 17-Ago-2020. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v27n2a2020-16.

O presente estudo objetivou analisar os critérios no encaminhamento de estudantes com deficiência aos serviços de Educação Especial em Manaus. Trata-se de um estudo descritivo, com utilização das técnicas de entrevista e pesquisa documental. Utilizou-se como instrumento roteiros semistruturados de entrevista a quatro professores (P1, P2, P3 e P4) e um representante da Gerência de Educação Especial (P5). A pesquisa documental foi realizada na legislação municipal publicada entre 1991 e 2017. Os resultados apontam que o encaminhamento desses estudantes aos serviços de Educação Especial é realizado mediante avaliação multidisciplinar de profissionais do Complexo Municipal de Educação Especial, focalizando-se mais em uma abordagem médico-clínica que na perspectiva pedagógica e dos direitos humanos. Os critérios de identificação, avaliação e encaminhamento dos estudantes com deficiência precisam ser delineados, considerando as especificidades dos alunos e a questão do direito educacional na oferta desses serviços.

Palavras-chave : Educação Especial; Política Educacional; Serviços Especializados.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )