SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Cartografiando Experiencias al Interior de la Escuela Rural: Profesores de Matemática y el Dispositivo Evaluación índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

LIMA, Katia  e  MANRIQUE, Ana Lucia. Conhecimentos mobilizados por professores ao interagir com materiais curriculares de Matemática. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.3, pp.783-811.  Epub 11-Dez-2020. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v27n3a2020-1.

Neste artigo nosso foco de análise refere-se aos recursos docentes, para o qual objetivamos identificar conhecimentos mobilizados por professores que ensinam Matemática ao interagir com materiais curriculares. Para isso, propomos a seguinte questão: Que conhecimentos são mobilizados por professores a partir dos diferentes tipos de usos que fazem dos materiais curriculares? Tomando como aportes teóricos os estudos sobre a relação professor-material curricular e o modelo do conhecimento didático-matemático do professor, fizemos uma metanálise do relatório de um projeto de pesquisa que teve como propósito compreender como professores de uma rede pública de ensino avaliavam materiais curriculares de Matemática. Os resultados mostram que os professores reproduzem, adaptam e improvisam ao utilizar os materiais curriculares nas situações reais de sala de aula, mobilizando seus conhecimentos principalmente referentes às categorias epistêmica e cognitiva do Conhecimento Didático-Matemático.

Palavras-chave : Materiais curriculares; Relação professor-materiais curriculares; Conhecimento profissional docente; Educação Matemática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )