SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Cartografiando Experiencias al Interior de la Escuela Rural: Profesores de Matemática y el Dispositivo EvaluaciónCurrículo e Educação Matemática: o que pensam um grupo de estudantes de pós-graduação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

ALENCAR, Edvonete Souza de; JESUS, Patricia dos Santos de  e  DIAZ-LEVICOY, Danilo. Os documentos curriculares que guiam o ensino de matemática no primeiro ano do ensino fundamental no Brasil e no Chile: uma análise preliminar. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.3, pp.838-856.  Epub 11-Dez-2020. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v27n3a2020-3.

Nos últimos anos muitas são as preocupações com relação ao currículo. Assim, este artigo tem como objetivo identificar como os documentos curriculares estão propondo o ensino de Matemática no primeiro ano do Ensino Fundamental no Brasil e no Chile. Para isso realizamos uma pesquisa qualitativa do tipo documental fundamentada em Ludke e André, no qual selecionamos os atuais documentos curriculares do Brasil e do Chile. Identificamos importantes semelhanças, tanto nos eixos de aprendizagem definidos quanto nos tópicos abordados neles.

Palavras-chave : Currículo; Educação Matemática; Anos iniciais.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )