SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue3Curriculum and Mathematical Education: What a Group of Graduate Students ThinkThe theme Art: criteria, possibilities and challenges for the development of themes in the Mathematics Curriculum of High School author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

ANDRADE, Luísa Silva  and  KAIBER, Carmen Teresa. Movimentos e referenciais curriculares que integram o desenvolvimento do ensino da Matemática no Rio Grande do Sul. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.3, pp.881-908.  Epub Dec 11, 2020. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v27n3a2020-5.

Este artigo apresenta aspectos do contexto educativo do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, tendo como fio condutor o desenvolvimento curricular da Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental a partir de 1970. A riqueza de dados sobre os movimentos e ações que foram constituindo a educação no Estado, bem como o entendimento sobre a importância dos mesmos, no cenário educativo atual, motivaram a busca pela organização desses achados. Destaca-se a importância, principalmente nas décadas de 1970 e 1980, das ações do Grupo de Estudos sobre o Ensino da Matemática de Porto Alegre (GEEMPA), as quais deram protagonismo a professores e pesquisadores. Emergiu das reflexões em torno da pesquisa o entendimento de que, no Estado, as ações educativas procuram alinhar-se ao que está sendo desenvolvido em nível nacional e estão fortemente relacionadas à visão política que os sucessivos governos têm da educação, o que pode levar a rupturas no trabalho realizado.

Keywords : Desenvolvimento Curricular; Currículo de Matemática no Rio Grande do Sul; Ensino de Matemática.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )