SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Currículo y Educación Matemática: lo que piensa un grupo de estudiantes de PostgradoEl tema Arte: criterios, posibilidades y desafíos para el desarrollo de temas en el plan de estudios de matemáticas de la escuela secundaria índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

ANDRADE, Luísa Silva  y  KAIBER, Carmen Teresa. Movimentos e referenciais curriculares que integram o desenvolvimento do ensino da Matemática no Rio Grande do Sul. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.3, pp.881-908.  Epub 11-Dic-2020. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v27n3a2020-5.

Este artigo apresenta aspectos do contexto educativo do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, tendo como fio condutor o desenvolvimento curricular da Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental a partir de 1970. A riqueza de dados sobre os movimentos e ações que foram constituindo a educação no Estado, bem como o entendimento sobre a importância dos mesmos, no cenário educativo atual, motivaram a busca pela organização desses achados. Destaca-se a importância, principalmente nas décadas de 1970 e 1980, das ações do Grupo de Estudos sobre o Ensino da Matemática de Porto Alegre (GEEMPA), as quais deram protagonismo a professores e pesquisadores. Emergiu das reflexões em torno da pesquisa o entendimento de que, no Estado, as ações educativas procuram alinhar-se ao que está sendo desenvolvido em nível nacional e estão fortemente relacionadas à visão política que os sucessivos governos têm da educação, o que pode levar a rupturas no trabalho realizado.

Palabras clave : Desenvolvimento Curricular; Currículo de Matemática no Rio Grande do Sul; Ensino de Matemática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )