SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Currículo e Educação Matemática: o que pensam um grupo de estudantes de pós-graduaçãoTemas contemporâneos integrados ao currículo de Matemática do Ensino Médio: projeto com o tema Arte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

ANDRADE, Luísa Silva  e  KAIBER, Carmen Teresa. Movimentos e referenciais curriculares que integram o desenvolvimento do ensino da Matemática no Rio Grande do Sul. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.3, pp.881-908.  Epub 11-Dez-2020. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v27n3a2020-5.

Este artigo apresenta aspectos do contexto educativo do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, tendo como fio condutor o desenvolvimento curricular da Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental a partir de 1970. A riqueza de dados sobre os movimentos e ações que foram constituindo a educação no Estado, bem como o entendimento sobre a importância dos mesmos, no cenário educativo atual, motivaram a busca pela organização desses achados. Destaca-se a importância, principalmente nas décadas de 1970 e 1980, das ações do Grupo de Estudos sobre o Ensino da Matemática de Porto Alegre (GEEMPA), as quais deram protagonismo a professores e pesquisadores. Emergiu das reflexões em torno da pesquisa o entendimento de que, no Estado, as ações educativas procuram alinhar-se ao que está sendo desenvolvido em nível nacional e estão fortemente relacionadas à visão política que os sucessivos governos têm da educação, o que pode levar a rupturas no trabalho realizado.

Palavras-chave : Desenvolvimento Curricular; Currículo de Matemática no Rio Grande do Sul; Ensino de Matemática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )