SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Movimentos e referenciais curriculares que integram o desenvolvimento do ensino da Matemática no Rio Grande do SulO ensino de Grandezas e Medidas em um documento curricular oficial para o ensino básico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

OLGIN, Clarissa de Assis  e  GROENWALD, Claudia Lisete Oliveira. Temas contemporâneos integrados ao currículo de Matemática do Ensino Médio: projeto com o tema Arte. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.3, pp.909-933.  Epub 11-Dez-2020. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v27n3a2020-6.

Este artigo é um recorte da pesquisa referente à tese de doutorado Temas para o Currículo de Matemática do Ensino Médio que visa contribuir para discussão da seleção de temáticas a serem inseridas no Currículo. O objetivo deste artigo é evidenciar as contribuições do tema Arte, com a utilização do software GeoGebra, na construção e/ou revisão de conceitos matemáticos relativos à Geometria Espacial. A metodologia utilizada baseou-se em uma abordagem qualitativa, na qual se buscou compreender os fenômenos que ocorrem no contexto de sala de aula, quando se trabalha com essa temática. Foi aplicado um experimento com 21 alunos do 1º ano do Ensino Médio, no município de Caxias do Sul. As análises dos dados coletados apontam que desenvolver atividades com o tema Arte juntamente com recursos computacionais, pode potencializar o processo de ensino e aprendizagem da Matemática, proporcionando ao aluno relacionar o conhecimento matemático com outros assuntos. Neste sentido, considera-se importante buscar/desenvolver atividades didáticas relacionadas a temas que favoreçam o processo de ensino e aprendizagem da Matemática, oportunizando aos estudantes estabelecerem relações entre a teoria e a prática.

Palavras-chave : Currículo de Matemática; Temas de interesse; Arte e Matemática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )