SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue3The Teaching of Largenesses and Measures in na Official Curriculum for Basic EducationGender in Mathematics an act of political resistance author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

FONSECA, Mateus Gianni  and  GONTIJO, Cleyton Hércules. Pensamento crítico e criativo em Matemática em diretrizes curriculares nacionais. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.3, pp.956-978.  Epub Dec 11, 2020. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v27n3a2020-8.

O rápido progresso científico e tecnológico tem nutrido o estabelecimento de diferentes e inéditas demandas, enquanto o pensamento crítico e criativo vem sendo apontado em diversos trabalhos como importante para a resolução de problemas não triviais - embora haja fragilidade no que se refere à sua conceituação, mesmo em documentos oficiais. Trata-se este artigo de discussão teórica acerca do pensamento crítico e criativo, em particular no campo da matemática, a partir de uma pesquisa documental (Parâmetros Curriculares Nacionais, Base Nacional Comum Curricular e em bases de dados de produção científica). Como desdobramento da pesquisa, um conceito é proposto, juntamente com exemplos que ilustram como estimular o pensamento crítico e criativo em matemática em sala de aula. Espera-se que o mesmo seja útil para fundamentar políticas públicas educacionais, incluindo a construção de currículos escolares, e, por conseguinte, as práticas pedagógicas no campo da matemática em diferentes níveis e modalidades de ensino.

Keywords : Educação matemática; Pensamento crítico e criativo; Pensamento crítico e criativo em matemática; Criatividade em matemática; Resolução de problemas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )