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Ensino em Re-Vista
versão On-line ISSN 1983-1730
Resumo
FONSECA, Mateus Gianni e GONTIJO, Cleyton Hércules. Pensamento crítico e criativo em Matemática em diretrizes curriculares nacionais. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.3, pp.956-978. Epub 11-Dez-2020. ISSN 1983-1730. https://doi.org/10.14393/er-v27n3a2020-8.
O rápido progresso científico e tecnológico tem nutrido o estabelecimento de diferentes e inéditas demandas, enquanto o pensamento crítico e criativo vem sendo apontado em diversos trabalhos como importante para a resolução de problemas não triviais - embora haja fragilidade no que se refere à sua conceituação, mesmo em documentos oficiais. Trata-se este artigo de discussão teórica acerca do pensamento crítico e criativo, em particular no campo da matemática, a partir de uma pesquisa documental (Parâmetros Curriculares Nacionais, Base Nacional Comum Curricular e em bases de dados de produção científica). Como desdobramento da pesquisa, um conceito é proposto, juntamente com exemplos que ilustram como estimular o pensamento crítico e criativo em matemática em sala de aula. Espera-se que o mesmo seja útil para fundamentar políticas públicas educacionais, incluindo a construção de currículos escolares, e, por conseguinte, as práticas pedagógicas no campo da matemática em diferentes níveis e modalidades de ensino.
Palavras-chave : Educação matemática; Pensamento crítico e criativo; Pensamento crítico e criativo em matemática; Criatividade em matemática; Resolução de problemas.