SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Pensamento crítico e criativo em Matemática em diretrizes curriculares nacionaisSistemas educacionais do Brasil, Chile e México: análise dos currículos prescristos de Matemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

GODOY, Elenilton Vieira; MUSHA, Fernanda Dartora; LIMA, Yasmin Cartaxo  e  SILVA, Marcio Antonio da. Gênero na matemática escolar: um ato de resistência política. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.3, pp.979-1004.  Epub 11-Dez-2020. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v27n3a2020-9.

De onde menos se poderia imaginar - aulas e livros de matemática - é possível discutir temas relacionados a gênero, subvertendo a lógica conservadora que busca abafar até a morte essas discussões. Sim, a matemática pode ser uma disciplina escolar estratégica para que a não-neutralidade dos currículos se manifeste colocando em movimento ações de contraconduta às relações de poder postas pelo conservadorismo de certas parcelas da sociedade brasileira. Por intermédio de alguns exemplos que apresentam resultados de investigações realizadas por pesquisadorxs de duas universidades públicas brasileiras, pretende-se responder à questão: O que pode um currículo de matemática, no que concerne às discussões sobre questões de gênero? Esses exemplos deveriam ser reverberados, sempre que possível, nos espaços escolar e de formação de docentes que ministram matemática intencionando experienciar situações em que a matemática possa conflitar em vez de consensuar, neste caso, a dominação masculina e o arquétipo submisso e recatado da mulher.

Palavras-chave : Gênero; Livro Didático; Matemática Escolar; Estudos Culturais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )