SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue3Educational systems in Brazil, Chile and Mexico: analysis of prescribed mathematics curriculumAgency, affordance and the relationship teacher-curriculum materials in Mathematics Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

COSTA NETO, Cleber Dias da  and  GIRALDO, Victor. Diálogos sobre o currículo da formação inicial de professores de matemática: narrativas discentes. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.3, pp.1029-1054.  Epub Dec 11, 2020. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v27n3a2020-11.

Este trabalho investiga o currículo da Licenciatura em Matemática de uma perspectiva dos discentes desse curso na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Analisamos episódios selecionados dos dados produzidos em uma roda de conversa com doze participantes, egressos e estudantes do curso. Buscamos responder às questões acerca das percepções desses atores sobre como suas práticas são constituídas pelo currículo do curso, relacionando-as com as formas por meio das quais suas ações como discentes têm um papel na construção desse currículo. A metodologia utilizada baseou-se em um processo de re-storying (NARDI, 2016), por meio do qual identificamos episódios, analisados em diálogos ficcionais entre personagens, sob um prisma teórico de narrativas (BARBOSA, 2015), formação de professores (TARDIF, 2013; NÓVOA, 2009; COCHRAN-SMITH, LYTLE, 1999; MOREIRA, 2012) e currículo (LOPES, 2013; GABRIEL, 2013; SILVA, 2014). Nossa análise revela percepções, consensos e contradições dos participantes sobre o currículo da Licenciatura em Matemática na Instituição.

Keywords : Currículo; Formação de Professores de Matemática; Narrativas; Diálogos Discentes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )