SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue3Agency, affordance and the relationship teacher-curriculum materials in Mathematics EducationLanguage variation in the first singular person: the training teacher in subject condition author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

DIAS, Marcelo de Oliveira; SANTOS, Leonor  and  BARBOSA, Jonei Cerqueira. Tecnologias digitais nos currículos prescritos de Matemática no Brasil e em Portugal. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.3, pp.1077-1105.  Epub Dec 11, 2020. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v27n3a2020-13.

Este artigo apresenta uma análise comparativa de currículos prescritos recentes, referentes à utilização de tecnologias digitais na aprendizagem matemática no Brasil e em Portugal. Foram considerados os anos finais do ensino fundamental no Brasil, correspondendo em Portugal ao último ano do 2.º ciclo e todo o 3.º ciclo. A análise teve por base o quadro de referência do Projeto Matemática 2030 da OCDE. A tendência evidenciada na comparação dos currículos desses países se remete à ênfase na literacia digital, trazendo perspectivas aos estudantes para que utilizem aplicações interativas em processos que envolvem exploração, comunicação e representação. Foram constatadas ênfases precipitadas e reducionistas na abordagem ao pensamento computacional nos documentos de ambos os países. Suscita-se, portanto, a necessidade de reflexão dos responsáveis pela elaboração dos currículos e de novas pesquisas para sua inserção em futuras reformas dos Programas de Matemática desses países.

Keywords : Investigação comparativa; Currículos prescritos de Matemática vigentes; Brasil e Portugal; Tecnologias digitais; Educação Matemática.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )