SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Agência, affordance e a relação professor-materiais curriculares em Educação MatemáticaVariação linguística na primeira pessoa do singular: o professor em formação na condição de sujeito índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

DIAS, Marcelo de Oliveira; SANTOS, Leonor  e  BARBOSA, Jonei Cerqueira. Tecnologias digitais nos currículos prescritos de Matemática no Brasil e em Portugal. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.3, pp.1077-1105.  Epub 11-Dez-2020. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v27n3a2020-13.

Este artigo apresenta uma análise comparativa de currículos prescritos recentes, referentes à utilização de tecnologias digitais na aprendizagem matemática no Brasil e em Portugal. Foram considerados os anos finais do ensino fundamental no Brasil, correspondendo em Portugal ao último ano do 2.º ciclo e todo o 3.º ciclo. A análise teve por base o quadro de referência do Projeto Matemática 2030 da OCDE. A tendência evidenciada na comparação dos currículos desses países se remete à ênfase na literacia digital, trazendo perspectivas aos estudantes para que utilizem aplicações interativas em processos que envolvem exploração, comunicação e representação. Foram constatadas ênfases precipitadas e reducionistas na abordagem ao pensamento computacional nos documentos de ambos os países. Suscita-se, portanto, a necessidade de reflexão dos responsáveis pela elaboração dos currículos e de novas pesquisas para sua inserção em futuras reformas dos Programas de Matemática desses países.

Palavras-chave : Investigação comparativa; Currículos prescritos de Matemática vigentes; Brasil e Portugal; Tecnologias digitais; Educação Matemática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )