SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue3Digital technologies in prescribed mathematics curricula in Brazil and PortugalDigital Information and Communication Technologies (TDICs) in the teaching of geography in the final years of elementary school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

SPESSATTO, Marizete Bortolanza  and  SILVEIRA, Luana de Gusmão. Variação linguística na primeira pessoa do singular: o professor em formação na condição de sujeito. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.3, pp.1106-1130.  Epub Dec 11, 2020. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v27n3a2020-14.

Uma formação linguística democrática, assegurando a todos que passam pela escola o direito de reconhecer seus modos de falar como legítimos e o direito ao conhecimento das variedades consideradas de prestígio, demanda a intervenção dos professores de todas as áreas do conhecimento. Com essa premissa, este artigo visa contribuir com as discussões acerca das variações linguísticas presentes em sala de aula; analisar as diferentes ações dos professores diante delas e propor alternativas de trabalho nessa direção. Trata-se da análise de uma experiência desenvolvida junto a cursistas de pós-graduação, na qual as temáticas foram colocadas em discussão. Percebeu-se, com a análise dos dados, que: i) os professores reconhecem a diversidade linguística que chega à escola e as questões sociais às quais estão relacionadas; ii) tomam a escrita como referência para julgamento das variantes empregadas pelos estudantes na oralidade; iii) propõem estratégias de trabalho a serem aplicadas em sala de aula.

Keywords : Variação linguística; Ensino; Formação de professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )