SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue3Digital Information and Communication Technologies (TDICs) in the teaching of geography in the final years of elementary school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

MENEZES, João Paulo Cunha de; FONSECA, Simone Silva da  and  PEDREIRA, Ana Júlia Lemos Alves. Uma análise teórica sobre a temática hídrica em livros didáticos de Biologia do PNLD 2018. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.3, pp.1155-1180.  Epub Dec 11, 2020. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v27n3a2020-16.

A água é um recurso limitado e que requer cuidados. As abordagens generalistas presentes nos livros didáticos podem parecer distantes da realidade do aluno, sendo, então, importante a contextualização e enriquecimento dessas. Desta forma, este trabalho teve como objetivo analisar os livros didáticos de Biologia sugeridos pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático 2018, buscando apreender a forma como os conhecimentos sobre o tema “Recursos Hídricos” se apresentam e estão relacionados à temática ambiental. Os resultados encontrados indicam que os livros didáticos são instrumentos que podem auxiliar professores e estudantes na aprendizagem, mas requerem um material de apoio como ferramenta sensibilizadora, devido ao fato de que nos livros didáticos não há uma abordagem minuciosa sobre a questão hídrica, que desperte a participação e reflexão sobre o uso da água e maneiras de minimizar o impacto do ser humano na exploração desse recurso.

Keywords : Crise hídrica; Programa Nacional do Livro e Material Didático; Livros didáticos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )