SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no ensino de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

MENEZES, João Paulo Cunha de; FONSECA, Simone Silva da  e  PEDREIRA, Ana Júlia Lemos Alves. Uma análise teórica sobre a temática hídrica em livros didáticos de Biologia do PNLD 2018. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.3, pp.1155-1180.  Epub 11-Dez-2020. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v27n3a2020-16.

A água é um recurso limitado e que requer cuidados. As abordagens generalistas presentes nos livros didáticos podem parecer distantes da realidade do aluno, sendo, então, importante a contextualização e enriquecimento dessas. Desta forma, este trabalho teve como objetivo analisar os livros didáticos de Biologia sugeridos pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático 2018, buscando apreender a forma como os conhecimentos sobre o tema “Recursos Hídricos” se apresentam e estão relacionados à temática ambiental. Os resultados encontrados indicam que os livros didáticos são instrumentos que podem auxiliar professores e estudantes na aprendizagem, mas requerem um material de apoio como ferramenta sensibilizadora, devido ao fato de que nos livros didáticos não há uma abordagem minuciosa sobre a questão hídrica, que desperte a participação e reflexão sobre o uso da água e maneiras de minimizar o impacto do ser humano na exploração desse recurso.

Palavras-chave : Crise hídrica; Programa Nacional do Livro e Material Didático; Livros didáticos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )