SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número especialPercepção de pessoas idosas sobre o seu corpo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

MACIAS, Armando Sánchez; TORUNCHA, José Zilberstein; RUEDA, Isabel Cristina Flores  e  PUGLIESE, Virginia Azuara. Percepção, disposição e compromisso docente das práticas de gestão educacional nas universidades mexicanas. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.spe, pp.1191-1213.  Epub 29-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v27nea2020-1.

O ser humano, o contexto em que atua e suas aspirações estão mudando, de modo que as instituições educacionais são forçadas a serem dinâmicas e flexíveis (Nava, Glasserman e Torres, 2019). O objetivo deste estudo é compreender a possível relação entre as diretrizes essenciais da gestão educacional: a disposição, o comprometimento e a percepção dos professores. O trabalho resume os resultados de uma investigação quantitativa com uma abordagem mista, descritivo-correlacional, transversal e não experimental, respaldada por um questionário que inclui três dimensões consideradas na gestão educacional: gestão institucional, escolar e pedagógica. Para isso, foram estudadas e comparadas as opiniões de 93 professores de instituições públicas e privadas de San Luis Potosí, México. Os principais resultados indicam que o tipo de financiamento é o principal fator que determina os níveis de gestão nas IES, e o tipo privado atinge níveis mais altos que o público. Da mesma forma, o último nível acadêmico e a formação pedagógica formal não influenciam os níveis de gestão educacional. Por fim, a gestão pedagógica mostra diferenças estatisticamente significantes em seus resultados, com melhor valor no privado do que no público, sendo a prática construtivista o principal indicador.

Palavras-chave : Gestão educacional; Administração educacional; Gestão de instituições de ensino superior.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )