SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número especialPercepção, disposição e compromisso docente das práticas de gestão educacional nas universidades mexicanasO que os alunos de um ensino médio para adultos da cidade de Santa Fé-Argentina sabem sobre o Tempo Histórico? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

FRIAS, Ana; TEIXEIRA, Filomena  e  MAGALHAES, Emília. Percepção de pessoas idosas sobre o seu corpo. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.spe, pp.1214-1235.  Epub 29-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v27nea2020-2.

Portugal é um dos países da União Europeia que possui maior percentagem de população com idade igual ou superior a 65 anos - 21,1% em 2017 (SAKELLARIDES, 2019), sendo o índice de envelhecimento de 159,4 pessoas idosas por cada 100 jovens (INE, 2019). Tal realidade comporta, necessariamente, implicações e desafios a que importa atender na edificação de uma sociedade democrática, justa e promotora do fortalecimento das pessoas de todas as idades (LIMA, 2016). O envelhecimento, enquanto processo inerente à vida do ser humano é experienciado de forma diferente pelos indivíduos, em função de múltiplas dimensões, com impacto no corpo e na aparência (BLESSMANN, 2004). Nesse sentido, considerando o paradigma do envelhecimento ativo - enquanto processo de otimização das oportunidades para a saúde, participação e segurança, e de promoção da melhoria da qualidade de vida durante o envelhecimento (OMS, 2005) bem como o do envelhecimento saudável (OMS, 2015) - enquanto processo de desenvolvimento e manutenção da capacidade funcional que permite o bem-estar em idade avançada, marcando a trajetória de saúde de cada indivíduo, considerou-se premente investigar a perceção de pessoas idosas sobre o seu corpo. Relata-se aqui um estudo de natureza exploratória, ainda em curso (enquadrado num estudo comparativo entre Portugal e Polónia), onde se inquiriram 19 pessoas com 60+ anos de idade a frequentar 2 Universidades Seniores do Norte de Portugal, a fim de dar resposta à questão «Como é que pessoas idosas que frequentam a universidade sénior veem o seu corpo?». Os principais resultados evidenciam: i) uma perceção de corpo enquanto ‘realidade biológica’; ii) que os/as participantes cuidam do seu corpo; iii) que as pessoas idosas, atualmente, têm ‘preocupação com a sua aparência’; iv) sendo ‘o enfoque atual na corporalidade um desafio para todos/as e não apenas para as pessoas idosas’.

Palavras-chave : Saúde; Corpo; Aparência; Sexualidade; Envelhecimento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )