SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número especialPercepção de pessoas idosas sobre o seu corpoResultados da pesquisa educacional a partir do modelo histórico-cultural e da teoria da atividade na Universidad Iberoamericana de Puebla índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

ALVAREZ, Lucrecia Milagros. O que os alunos de um ensino médio para adultos da cidade de Santa Fé-Argentina sabem sobre o Tempo Histórico?. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.spe, pp.1236-1255.  Epub 29-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v27nea2020-3.

Este artigo apresenta a análise de um questionário semiestruturado de nossa própria elaboração, aplicado a alunos de uma escola secundária para adultos da cidade de Santa Fé, Argentina. Faz parte do trabalho de campo de uma futura tese de doutorado na área de Didática das Ciências Sociais e História. O problema a ser investigado é o seguinte: Quais as representações sociais sobre o tempo histórico que os alunos jovens e adultos têm no início do último ano de escolaridade e no final do ensino de uma unidade didática?, E de que forma O desenvolvimento de uma inovação contribui para a melhoria da prática docente? O objetivo deste trabalho é contribuir para a vaga de pesquisa que relaciona o ensino do tempo histórico, as representações sociais de jovens e adultos sobre esse conceito e a pesquisa sobre a própria prática docente.

Palavras-chave : Tempo histórico; Representações sociais; Ensino de Ciências Sociais e História; Ensino médio para adultos; Pesquisa na própria prática.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )