SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número especial¿Qué saben sobre el Tiempo Histórico los estudiantes de una escuela de enseñanza media para adultos de la ciudad de Santa Fe-Argentina?José Carlos Libâneo: génesis y desarrollo de su pensamento didáctico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

SOLOVIEVA, Yulia et al. Resultados da pesquisa educacional a partir do modelo histórico-cultural e da teoria da atividade na Universidad Iberoamericana de Puebla. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.spe, pp.1256-1274.  Epub 29-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v27nea2020-4.

O paradigma histórico-cultural e a teoria da atividade representam um modelo teórico-metodológico para a realização da pesquisa educacional. Essa abordagem oferece uma visão dialética e dinâmica do processo de desenvolvimento da criança e do papel da educação em seus vários níveis. O método fundamental de pesquisa desta abordagem é o experimento formativo, que foi denominado genético-experimental pelo próprio Vigotsky, bem como a avaliação educacional que pode ser realizada a partir da análise estrutural da atividade. Este artigo analisa os avanços obtidos na pesquisa educacional aplicada aos participantes em idade pré-escolar, escolar e adultos. As investigações foram realizadas na forma de projetos de teses de doutorado, cujos resultados foram apresentados em papers, artigos e capítulos de livros. As contribuições originais são discutidas a partir desse modelo teórico-metodológico.

Palabras clave : Abordagem histórico-cultural; Teoria da atividade; Investigação educativa; Motivos escolares; Métodos educativos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )