SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 special issueOral interaction in Spanish: a proposal for communicative and technological immersion for students of free coursesAspects related to the application of a Didactic Sequence with use of Science Disclosure texts in the initial formation of Science and Biology teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

NASCIMENTO, Carla Alessandra de Oliveira  and  GUIMARAES, Selva. O Enem nas pesquisas acadêmicas: saberes e práticas docentes em foco. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.spe, pp.1357-1379.  Epub June 29, 2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v27nea2020-8.

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a produção acadêmica no Brasil que tem como objeto o Enem e dialoga com teses que focalizam as implicações do Enem nos saberes e práticas de professores. Trata-se de um estado do conhecimento, por meio de levantamento, seleção, categorização e análise de teses produzidas nos programas de pós-graduação do país e publicizadas no Catálogo de Teses & Dissertações da CAPES, no período de 2001 a 2018. Foram identificadas 147 teses em diferentes áreas, as quais foram organizadas em doze categorias. A análise do corpus, formado por 11 teses, evidenciou processos de aproximações, tensões, aceitação, críticas, resistências, deslocamentos de resistências, ampliação conceitual e influências diretas nos saberes e nas práticas docentes, mais pela motivação e demanda dos estudantes e da mídia do que pelos canais oficiais.

Keywords : Enem; Estado do conhecimento; Professores; Saberes e práticas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )