SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número especialInteração oral em língua espanhola: uma proposta de imersão comunicativa e tecnológica para estudantes de cursos livresAspectos relacionados ao uso de textos de Divulgação Científica em uma Sequência Didática na formação inicial de professores de Ciências e Biologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

NASCIMENTO, Carla Alessandra de Oliveira  e  GUIMARAES, Selva. O Enem nas pesquisas acadêmicas: saberes e práticas docentes em foco. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.spe, pp.1357-1379.  Epub 29-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v27nea2020-8.

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a produção acadêmica no Brasil que tem como objeto o Enem e dialoga com teses que focalizam as implicações do Enem nos saberes e práticas de professores. Trata-se de um estado do conhecimento, por meio de levantamento, seleção, categorização e análise de teses produzidas nos programas de pós-graduação do país e publicizadas no Catálogo de Teses & Dissertações da CAPES, no período de 2001 a 2018. Foram identificadas 147 teses em diferentes áreas, as quais foram organizadas em doze categorias. A análise do corpus, formado por 11 teses, evidenciou processos de aproximações, tensões, aceitação, críticas, resistências, deslocamentos de resistências, ampliação conceitual e influências diretas nos saberes e nas práticas docentes, mais pela motivação e demanda dos estudantes e da mídia do que pelos canais oficiais.

Palavras-chave : Enem; Estado do conhecimento; Professores; Saberes e práticas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )