SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 special issueEnem in academic research: knowledge and teaching practices in focusThe influence of fanfic in the perspective of interactive learning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

MONERAT, Carlos Alberto Andrade  and  ROCHA, Marcelo Borges. Aspectos relacionados ao uso de textos de Divulgação Científica em uma Sequência Didática na formação inicial de professores de Ciências e Biologia. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.spe, pp.1380-1404.  Epub June 29, 2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v27nea2020-9.

Sequências Didáticas permitem ao estudante reestruturar conceitos aprendidos, gerando reflexões sobre sua aprendizagem, pois se apresentam como instrumentos de consolidação das relações entre teoria e práticas em sala de aula. Assim sendo, esta pesquisa envolveu a aplicação de uma Sequência Didática associada a textos de Divulgação Científica com um grupo de licenciandos em Biologia, investigando como esta associação pode contribuir com a formação de professores. Os dados foram coletados com base nos registros dos encontros e na análise dos materiais produzidos pelos participantes. Os resultados indicam que os textos utilizados se constituem em relevantes recursos no processo de formação dos licenciandos. As atividades propostas geraram discussões sobre questões que permeiam a construção necessária à prática educativa, permitindo também perceber que estes indivíduos devem se apropriar criticamente dos pressupostos científicos, ressignificando-os para sua utilização em atividades de ensino.

Keywords : Sequência Didática; Divulgação Científica; Ensino de Ciências; Formação de Professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )