SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número especialEnem en investigación académica: conocimiento y prácticas docentes en focoFanfic y Spirit fanfic: algunas consideraciones sobre las relaciones sociales, internet y el potencial de uso de fanfics como recurso pedagógico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

MONERAT, Carlos Alberto Andrade  y  ROCHA, Marcelo Borges. Aspectos relacionados ao uso de textos de Divulgação Científica em uma Sequência Didática na formação inicial de professores de Ciências e Biologia. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.spe, pp.1380-1404.  Epub 29-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v27nea2020-9.

Sequências Didáticas permitem ao estudante reestruturar conceitos aprendidos, gerando reflexões sobre sua aprendizagem, pois se apresentam como instrumentos de consolidação das relações entre teoria e práticas em sala de aula. Assim sendo, esta pesquisa envolveu a aplicação de uma Sequência Didática associada a textos de Divulgação Científica com um grupo de licenciandos em Biologia, investigando como esta associação pode contribuir com a formação de professores. Os dados foram coletados com base nos registros dos encontros e na análise dos materiais produzidos pelos participantes. Os resultados indicam que os textos utilizados se constituem em relevantes recursos no processo de formação dos licenciandos. As atividades propostas geraram discussões sobre questões que permeiam a construção necessária à prática educativa, permitindo também perceber que estes indivíduos devem se apropriar criticamente dos pressupostos científicos, ressignificando-os para sua utilização em atividades de ensino.

Palabras clave : Sequência Didática; Divulgação Científica; Ensino de Ciências; Formação de Professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )