SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número especialO Enem nas pesquisas acadêmicas: saberes e práticas docentes em focoA fanfic e o spirit fanfic: Algumas considerações sobre relações sociais, internet e potencialidade de uso das fanfics como recurso pedagógico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

MONERAT, Carlos Alberto Andrade  e  ROCHA, Marcelo Borges. Aspectos relacionados ao uso de textos de Divulgação Científica em uma Sequência Didática na formação inicial de professores de Ciências e Biologia. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.spe, pp.1380-1404.  Epub 29-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v27nea2020-9.

Sequências Didáticas permitem ao estudante reestruturar conceitos aprendidos, gerando reflexões sobre sua aprendizagem, pois se apresentam como instrumentos de consolidação das relações entre teoria e práticas em sala de aula. Assim sendo, esta pesquisa envolveu a aplicação de uma Sequência Didática associada a textos de Divulgação Científica com um grupo de licenciandos em Biologia, investigando como esta associação pode contribuir com a formação de professores. Os dados foram coletados com base nos registros dos encontros e na análise dos materiais produzidos pelos participantes. Os resultados indicam que os textos utilizados se constituem em relevantes recursos no processo de formação dos licenciandos. As atividades propostas geraram discussões sobre questões que permeiam a construção necessária à prática educativa, permitindo também perceber que estes indivíduos devem se apropriar criticamente dos pressupostos científicos, ressignificando-os para sua utilização em atividades de ensino.

Palavras-chave : Sequência Didática; Divulgação Científica; Ensino de Ciências; Formação de Professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )