SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 special issueAspects related to the application of a Didactic Sequence with use of Science Disclosure texts in the initial formation of Science and Biology teachersThe functioning of the discourse on the entrance of blacks in higher education in advertising campaigns for university entrance exams author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

SOUZA, Andrey Lopes de; SILVA, Maria Clara da  and  SANTOS, Rayane Beatriz. A fanfic e o spirit fanfic: Algumas considerações sobre relações sociais, internet e potencialidade de uso das fanfics como recurso pedagógico. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.spe, pp.1405-1429.  Epub June 29, 2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v27nea2020-10.

A internet cada vez mais está presente nas relações sociais e no ambiente escolar. De vilã, perseguida e vista como esquema inquisitorial em muitos educandários, por outro lado, passa a ser defendida por propostas metodológicas recentes que questionam paradigmas tradicionais de ensino. Nesse sentido, o presente artigo tem o propósito de traçar as percepções dos usuários da rede social Spirit Fanfic quanto suas experiências e estudar a possibilidade de utilizar o gênero fanfic como um recurso metodológico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de recorte transversal e amostragem por conveniência, desenvolvida através da análise de depoimentos de autores/leitores do fandom d’Os Vingadores. Tal análise traz a comprovação da viabilidade e dos bons resultados da possível prática de transportar as fanfics e o ciberespaço para o contexto escolar, comprovados pelos próprios usuários do site.

Keywords : Fanfics; Leitura e escrita; Comunidade virtual de aprendizagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )