SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número especialAspectos relacionados con la aplicación de una Secuencia Didáctica utilizando textos de Difusión Científica en la formación inicial de profesores de Ciencias y Biología.El funcionamiento del discurso sobre el ingreso de negros en la educación superior en campañas publicitarias para exámenes de ingreso a la universidad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

SOUZA, Andrey Lopes de; SILVA, Maria Clara da  y  SANTOS, Rayane Beatriz. A fanfic e o spirit fanfic: Algumas considerações sobre relações sociais, internet e potencialidade de uso das fanfics como recurso pedagógico. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.spe, pp.1405-1429.  Epub 29-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v27nea2020-10.

A internet cada vez mais está presente nas relações sociais e no ambiente escolar. De vilã, perseguida e vista como esquema inquisitorial em muitos educandários, por outro lado, passa a ser defendida por propostas metodológicas recentes que questionam paradigmas tradicionais de ensino. Nesse sentido, o presente artigo tem o propósito de traçar as percepções dos usuários da rede social Spirit Fanfic quanto suas experiências e estudar a possibilidade de utilizar o gênero fanfic como um recurso metodológico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de recorte transversal e amostragem por conveniência, desenvolvida através da análise de depoimentos de autores/leitores do fandom d’Os Vingadores. Tal análise traz a comprovação da viabilidade e dos bons resultados da possível prática de transportar as fanfics e o ciberespaço para o contexto escolar, comprovados pelos próprios usuários do site.

Palabras clave : Fanfics; Leitura e escrita; Comunidade virtual de aprendizagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )