SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número especialContribución de las ciencias de la tierra a la educación científica en la Educación Básica: producción de materiales y prácticas docentes en Ciencias Naturales(Re) descubriendo Saussure en la enseñanza de la lengua portuguesa: prácticas de letramiento basadas en signos saussurianos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

CAMPOS, José Galúcio  y  SENA, Daniel Richardson de Carvalho. Aspectos teóricos sobre o ensino de ciências por investigação. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.spe, pp.1467-1491.  Epub 29-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v27nea2020-13.

Este texto apresenta considerações teóricas sobre o ensino por investigação. Em atenção a diversidade de atribuição de significados a esta abordagem didática apresentamos duas possíveis delimitações: primeiramente sobre o tipo de investigação que se deve praticar, em segundo, sobre o tipo de problema que se deve investigar; tanto a primeira como a segunda apresentam-se no contexto da escola básica. Em seguida, propomos três bases epistemológicas que devem fundamentar o ensino de ciências por investigação.

Palabras clave : Ensino de ciências; Ensino por investigação; Epistemologia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )