SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número especialContribuição da Ciência da Terra para a formação científica na Educação Básica: produção de materiais didáticos e práticas de Ciências Naturais(Re)descobrindo Saussure no Ensino de Língua Portuguesa: práticas de letramentos à luz dos signos saussurianos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

CAMPOS, José Galúcio  e  SENA, Daniel Richardson de Carvalho. Aspectos teóricos sobre o ensino de ciências por investigação. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.spe, pp.1467-1491.  Epub 29-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v27nea2020-13.

Este texto apresenta considerações teóricas sobre o ensino por investigação. Em atenção a diversidade de atribuição de significados a esta abordagem didática apresentamos duas possíveis delimitações: primeiramente sobre o tipo de investigação que se deve praticar, em segundo, sobre o tipo de problema que se deve investigar; tanto a primeira como a segunda apresentam-se no contexto da escola básica. Em seguida, propomos três bases epistemológicas que devem fundamentar o ensino de ciências por investigação.

Palavras-chave : Ensino de ciências; Ensino por investigação; Epistemologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )