Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ensino em Re-Vista
versão On-line ISSN 1983-1730
Resumo
CAMPOS, José Galúcio e SENA, Daniel Richardson de Carvalho. Aspectos teóricos sobre o ensino de ciências por investigação. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.spe, pp.1467-1491. Epub 29-Jun-2023. ISSN 1983-1730. https://doi.org/10.14393/er-v27nea2020-13.
Este texto apresenta considerações teóricas sobre o ensino por investigação. Em atenção a diversidade de atribuição de significados a esta abordagem didática apresentamos duas possíveis delimitações: primeiramente sobre o tipo de investigação que se deve praticar, em segundo, sobre o tipo de problema que se deve investigar; tanto a primeira como a segunda apresentam-se no contexto da escola básica. Em seguida, propomos três bases epistemológicas que devem fundamentar o ensino de ciências por investigação.
Palavras-chave : Ensino de ciências; Ensino por investigação; Epistemologia.