SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número especialAspectos teóricos sobre o ensino de ciências por investigaçãoNeurodesenvolvimento na Primeira Infância: aspectos significativos para o atendimento escolar na Educação Infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

MACHADO, Julio Cesar  e  MACHADO, Livian Aparecida Corsi. (Re)descobrindo Saussure no Ensino de Língua Portuguesa: práticas de letramentos à luz dos signos saussurianos. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.spe, pp.1492-1516.  Epub 29-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v27nea2020-14.

O objeto de estudo dessa pesquisa desenha-se no imbricamento entre a teoria saussuriana do signo e os processos de letramento na aula de língua portuguesa. Neste vértice, propomos nossa maximus hipotesis: revisitar a teoria saussuriana, de aprofundamento imperativo no Brasil, refletindo-a enquanto procedimentos de letramento. Procederemos analiticamente por uma abordagem de metodologia bibliográfica, de cunho teórico e teor qualitativo: nossos dados, de cunho indagatórios, serão operados respaldados em duas obras teóricas póstumas de Saussure: Cours de Linguistique Générale, sem precedentes da aplicação profunda à área do ensino; e a muito recente publicação dos Écrits de Linguistique Générale, ainda desconhecida ou sequer abordada no cenário pedagógico brasileiro, e por isso, de necessidade reflexiva imperiosa nas dimensões da alfabetização e letramento brasileiros. Os resultados analíticos apontam para a eficácia da teoria saussuriana enquanto procedimentos para letramentos em aulas de língua portuguesa, e suscitam a perspectiva de outras pesquisas exploratórias nessa direção.

Palavras-chave : Saussure; Ensino de línguas; Signo; Letramento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )