SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 special issueNeurodevelopment in early childhood: significant aspects for early childhood educationHonesty as moral value: a possible and necessary construction in school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

MARTARELLI, Luzia da Costa Tonon  and  SILVA, Ulisses Dias da. Compreendendo critérios de validação de problemas de contagem utilizados por professores da Educação Básica. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.spe, pp.1542-1564.  Epub June 29, 2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v27nea2020-16.

Esse artigo analisa as concepções e crenças de professores sobre a validade de diferentes soluções de um problema de contagem. Essa pesquisa se justifica pois: (i) problemas de contagem podem apresentar uma série de soluções que envolvem diferentes formas de pensar; (ii) professores costumam valorizar soluções com base em raciocínios padronizados, muitas vezes considerando inválidas soluções corretas porque não se enquadram nesses modelos e (iii) compreender as concepções e crenças desses professores pode servir para estabelecer estratégias, tanto na formação inicial, quanto continuada, para reconhecer e valorizar raciocínios não-padronizados. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro sujeitos pré-selecionados, que foram analisadas segundo a Análise de Conteúdo, e após sucessivas categorizações, foram identificadas três posturas acerca do ensino de contagem, oriundas das entrevistas: postura sintetizante, dialógica e contraditória. Concluímos que diferentes posturas sobre as validações de soluções se expressam em concepções de ensino de contagem em sala de aula, com implicações para qual forma de ensinar e avaliar matemática será apresentada aos alunos.

Keywords : Formação de Professores; Contagem; Concepções e Crenças; Análise de Soluções de Problemas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )